ACESSO

Transformando Desafios em Oportunidades.

Blog

Conexão e Afeto

A extraordinária capacidade de pensar e tomar decisões, bem como a peculiar criatividade humana dependem de outro potencial inerente ao todo humano

A extraordinária capacidade de pensar e tomar decisões, bem como a peculiar criatividade humana dependem de outro potencial inerente ao todo humano, que lhe possibilita que estes talentos se manifestem e se façam atuantes – é a afetividade!

O ser humano desde a antiguidade é enaltecido por sua racionalidade, porém sem sua capacidade afetiva, de sentir ou ser tocado em suas emoções e sentimentos, estará impedido de utilizar o seu julgamento, de tal maneira, que poderá permanecer sem qualquer segurança sobre o que fazer frente a dilemas de sua vida.

Afetividade, segundo a etimologia da palavra, procede do latim “ad ficere ad actio” e quer dizer: onde o sujeito se fixa ou se liga (ASSOCIAÇÃO DE ONTOPSICOLOGIA). Isto é, afetividade é o elo de ligação entre a pessoa e o mundo em que ela vive, é o ponto de conexão no qual a pessoa se fixa ou na qual o vínculo com o mundo se dá. A afetividade confere sentido ao que é vivenciado, dá o colorido da situação, sinaliza o seu significado.

Tomamos decisões a partir do nosso pensamento, é verdade, mas o fator decisivo que geralmente direciona o que escolhemos, está relacionado com o que nós sentimos. O que sentimos, em todas as situações que vivemos no dia a dia, em geral é o que define nossas escolhas, das mais simples às mais importantes.

Reconhecermos o que sentimos, o que pensamos, o que direciona nossos planos, o que dá sentido a nossas lembranças ou memórias nos ajuda compreender quem nós somos e o que faz parte de nosso mundo interior ou subjetivo. 

A afetividade é composta por emoções (que são inatas, nascemos com a capacidade de senti-las; ninguém precisa aprender a sentir uma emoção, por exemplo, o susto ou o medo) e sentimentos (que são desenvolvidos e dependem das experiências que temos ao longo da existência). Algumas pessoas não são capazes de perdoar – o perdão é um sentimento bastante complexo que depende do desenvolvimento de várias competências afetivas, como a empatia, a resignação e a fraternidade, para citar algumas.

Sentir é o alicerce das motivações. Sentimentos são os propósitos de tudo que desejamos, decidimos, planejamos, realizamos ou renunciamos.

Conhecemos melhor a nós mesmos e o que sentimos, contribui com a melhor convivência com os diversos grupos com os quais nos conectamos. Desse ponto de vista, é bastante claro o entendimento da frase: Só o amor constroi!

Conectamos com o outro, por amor e por desamor, por vingança e por compaixão. Por afeto e também por escolha! Podemos fazer as escolhas. 

Curso de Capacitação de Cuidadores

Curso de Cuidadores tem como principal objetivo oferecer capacitação àqueles que estão à busca de uma primeira experiência de trabalho ou que desejam se recolocar no mercado de trabalho.

Busca