ACESSO

Transformando Desafios em Oportunidades.

Blog

Solidariedade: um sentimento caro e um ato simples de aconchego ao próximo

Quantas vezes você orientou alguém na rua que não sabia um endereço? Ou ajudou um cachorrinho atravessar uma avenida movimentada

O que é ser solidário?

Quantas vezes você orientou alguém na rua que não sabia um endereço? Ou ajudou um cachorrinho atravessar uma avenida movimentada... E quando você viu alguém passando mal e decidiu chamar a ambulância? Não deu aquela sensação de “ganhei o meu dia” após ter tomado uma decisão de ajudar? Estes e outros inúmeros gestos, comuns no dia a dia, são representações do desejo de exercer o papel de agente social, de praticar ações em prol do outro.

Ser solidário é uma característica social muito importante, pois conecta a pessoa com o outro e significa se importar com o próximo, sem pedir nada em troca. A solidariedade é uma das maiores qualidades que podem dar apoio à sociedade, porque ela valoriza o bem querer àqueles que precisam de auxílio. A solidariedade busca concretizar um sentido de igualdade entre todas as pessoas; ela mantém acesa a chama do amor fraterno.

O desafio de ser solidário nos momentos de crise

A pandemia de Covid-19 provocou muitas feridas em nossa sociedade: famílias sem rendas, sem nenhum acesso à internet, sem ter informações e esclarecimentos seguros sobre o novo coronavírus, para citar alguns dos problemas enfrentados, compõe um cenário de crise social que se agrava com o aumento de desemprego e o aumento da desigualdade econômica. 

No cenário da crise, também cresce um enorme batalhão solidário de pessoas e organizações, que se propõem combater o abismo social com muitas atividades solidárias. Cito três delas: 

Feito Formiguinhas

O Feito Formiguinhas é um projeto humanitário muito interessante que nasceu após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019. Fundada por Elis Pedroso, contou com a participação de 30 voluntários que arrecadaram cerca de 17 mil toneladas de doações para as famílias vítimas da tragédia. Neste ano, com a pandemia, a organização pretende atingir 10 mil cestas básicas, além da entrega de cobertores e quentinhas para os moradores de rua. 

Mães da Favela On

Ano passado, a CUFA (Central Única das Favelas) realizou o projeto com a finalidade de instalar pontos de redes Wi-Fi gratuitos em locais estratégicos dentro das comunidades de Heliópolis, Paraisópolis e Brasilândia e concederam chips de celular com rede de alta velocidade para os moradores. A ação possibilitou a inclusão social de famílias que têm o aparelho celular, mas não possuem o acesso à internet, nem computador para ajudar os filhos durante as aulas.

Núcleo Assistencial Anjos da Noite

O projeto que perdura por 32 anos, acontece todos os sábados na zona leste de São Paulo; os participantes preparam os alimentos à tarde e à noite, oferecem as quentinhas para os moradores de rua. Também há a entrega de cobertores, kits de higiene pessoal e agasalhos, todos doados por incentivadores.

É simples praticar o bem! Ser solidário é um ato de doação – de amor, carinho, respeito ao próximo e auxílio material. Quando cada um contribuir para tornar a sociedade mais igualitária e justa, a distância entre todos diminuirá.

Sejamos todos solidários!

Curso de Capacitação de Cuidadores

O Curso de Cuidadores tem como principal objetivo oferecer capacitação àqueles que estão à busca de uma primeira experiência de trabalho ou que desejam se recolocar no mercado de trabalho.

Busca