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Habilidade Socioemocional: Como usá-la para se destacar e conquistar a tão sonhada vaga de emprego

Estudo de uma empresa de consultoria executiva avalia que esta competência será a mais exigida no preenchimento de vagas de emprego

Em um processo de seleção de uma empresa, normalmente são apresentados aos candidatos diversos testes que analisam suas habilidades técnicas, além dos documentos comprobatórios, que identificam se são ou não elegíveis às vagas. Os recrutadores geralmente desclassificam os candidatos que mostram uma falta da habilidade interpessoal dos concorrentes, conhecida também como Soft Skill. Neste artigo, você entenderá como usar esta competência a seu favor para “mandar bem” nas oportunidades de emprego.

O que é uma habilidade socioemocional?

Se você tem facilidade em interagir com outras pessoas, sabe ouvir, expor suas ideias, se adaptar a mudanças, além da postura profissional, a possibilidade de ser contratado pelas empresas é alta. As habilidades socioemocionais estão ligadas à personalidade e dizem respeito a como a pessoa lida com suas emoções e sentimentos e se procura desenvolvê-los no âmbito profissional.

Um levantamento recente da PageGroup, empresa especializada em consultoria executiva no mundo, explica que 61% dos executivos na América Latina não conseguem preencher uma vaga por não encontrarem talentos que tenham estas competências comportamentais.

O estudo também aponta que no Brasil, as habilidades mais valorizadas nos ambientes corporativos são: inteligência emocional, com 42,9%, trabalho em equipe, com 38,4% e comunicação assertiva, com 31,1%.

Qual é a diferença de Soft Skills e Hard Skills?

Hard Skills são as vocações técnicas dos profissionais. Diferente das Soft Skills, o candidato precisa atender aos requisitos da vaga pretendida mediante a apresentação dos seus conhecimentos adquiridos ao longo de suas vivências. Por exemplo, ter concluído cursos de aperfeiçoamento ou de capacitação profissional, ter domínio fluente de idiomas, ou mesmo ter realizado uma formação universitária a nível de graduação ou pós-graduação.

Estas vocações são avaliadas pelos selecionadores para entender se o trabalhador está bem-preparado ou não para assumir a vaga e a execução das atividades dentro da organização.

As habilidades socioemocionais ou Soft Skills, desafiam cada vez mais os profissionais de RH em compreender o perfil pessoal do profissional e se estão alinhadas com a cultura organizacional. Entre outras palavras, se deu ou não deu match. Por esta razão, isso virou a condição mais valorizada nas empresas.

Como melhorar as habilidades socioemocionais?

Agora que você já sabe sobre o assunto, deve se perguntar: como posso me destacar àquela vaga de emprego se tenho medo de falar em público ou tenho uma dificuldade em trabalhar em equipe? Anote algumas dicas:

Busque o autoconhecimento: Valorizar seus pontos fortes e reconhecer os fracos demonstra o quão é capaz de desenvolver na busca de uma recolocação profissional. Procure manter contato com alguém que já trabalhou na mesma atividade ou já ocupou esta vaga – ou procure algum amigo próximo. Converse com estes “aliados” e peça um feedback sobre suas ideias e possíveis respostas a perguntas em entrevistas de processos seletivos.

Aceite desafios: Caso trabalhar em equipe não seja muito o seu forte, invista em iniciativas como um trabalho voluntário, por exemplo. Ao colocar em prática este comportamento, você exercitará competências que necessita desenvolver e por outro lado, poderá contará pontos ao seu favor para melhorar seu entrosamento no ambiente corporativo.

Quem não se comunica, se trumbica: A frase dita pelo eterno Chacrinha é um grande alerta. Você ao estar com pessoas precisa transmitir sua opinião e informações de maneira clara e colaborativa diante dos processos e demandas de trabalho.

Para aprender mais sobre as habilidades socioemocionais, a Prefeitura de São Paulo oferece à população, sempre as quintas-feiras, exceto feriados, uma oficina virtual de preparação profissional, o Elabora On-Line. O serviço, com duração de duas horas, busca ampliar as chances dos trabalhadores que estão em busca de recolocação para se destacarem no mundo do trabalho. Os treinamentos são divididos em dois temas: Habilidades de Comunicação para o Sucesso Profissional e Currículo e Processo Seletivo.

O conteúdo abrange desde postura profissional, elaboração de currículos e apresentação pessoal, até a autopercepção dos pontos fortes e fracos dos candidatos e incentivá-los a alcançar seu potencial dentro do local de trabalho. A cada mês o Elabora On-Line abre uma agenda para novas turmas com quantidade limitada de inscritos. Para mais informações, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/ .

Curso de Capacitação de Cuidadores

Curso de Cuidadores tem como principal objetivo oferecer capacitação àqueles que estão à busca de uma primeira experiência de trabalho ou que desejam se recolocar no mercado de trabalho.

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